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O Kitsch  que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São freqüentemente associados à predileção do gosto mediano e pela pretensão de, fazendo uso de estereótipos e chavões que não são autênticos, tomar para si valores de uma tradição cultural privilegiada. Eventualmente objetos considerados kitsch são também apelidados de brega no Brasil. A produção Kitsch surge para suprir a demanda de uma classe média em ascensão, que não conseguia entender e aceitar a arte de vanguarda, com suas propostas inovadoras, mas desejava participar do “universo da arte. Esta parte da população não teve a sensibilidade artística educada e, portanto, não desenvolveu o gosto, mas queria parecer culta e apreciadora da arte, porque isto lhe conferia status social.

Anões de jardim

Anões de jardim

O kitsch se propõe a valores sublimes. A literatura de mau gosto feita com intenções comerciais e que usam o “efeitismo” – o efeito, a emoção sentidos pelo leitor são esperados e iguais. Músicas, novelas e até a arquitetura: um edifício ou uma casa no estilo neoclássico, típico do século XIX, com falsa colunas gregas de concreto e falsos frontões é Kitsch porque deslocado no tempo, feito de materiais contemporâneos e inadequado ao uso. Uma construção neoclássica não responde às necessidades de vida do século XXI, precisando, para isso, ser adaptada, deformada, tornando-se, assim, simplesmente um cenário. Essas características conjugadas do Kitsch agem sobre nosso sentido nos causando um “curto-circuito” da sensibilidade.

Ronaldo Fraga São Paulo Fashion Week, janeiro de 2009

Ronaldo Fraga São Paulo Fashion Week, janeiro de 2009

Ronaldo Fraga São Paulo Fashion Week, janeiro de 2009

Ronaldo Fraga São Paulo Fashion Week, janeiro de 2009

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